Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em diversos municípios paulistas.

O Centro Paula Souza recebeu essa denominação em 10 de abril de 1971. Hoje está sediado em um prédio com uma nova e atual arquitetura.

As Fatecs compõem um Centro Universitário que oferecem cursos de nível superior.

Quem somos

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969, mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963 quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista. A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967. Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.

Quem foi Paula Souza

O professor Antônio Francisco de Paula Souza foi o fundador da Escola Politécnica de São Paulo - Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo. Engenheiro, político e professor, Paula Souza nasceu em Itu, em 1843. De uma família de estadistas, foi um liberal, tendo lutado pela República e Abolição da Escravatura. Em 1892 elegeu-se deputado estadual, ficando poucos meses no cargo, pois o Marechal Floriano Peixoto convocou-o ao Ministério do Exterior. Formado em Engenharia em Carlsruhe, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça, foi em toda a sua vida pública um empreendedor e forte oposicionista da centralização do poder político-administrativo da Monarquia. Educador, esteve ligado à Poli por 25 anos. Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas. Seu dinanismo em criar obras é um exemplo dessa preocupação. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de 24 de novembro de 1894 abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo.

A Unidade de Itapira

quemsomos

A Fatec de Itapira foi inaugurada no dia 28 de junho de 2014. Na parceria para implantação da unidade coube a Prefeitura a reforma e adequação das instalações físicas da FATEC que está localizada na Rua Tereza Lera Paoletti, 590; local onde funcionava antigamente o SESI da cidade.  O prédio possui 11 salas de aulas; 4 laboratórios de informática (1 laboratório de arquitetura de computadores, 1 de projetos, 1 de redes de computadores e 1 de Informática), biblioteca e 9 salas administrativas.

Como patrono da escola foi escolhido, pelos grandes serviços prestados a comunidade itapirense, o Sr. Ogari de Castro Pacheco,  presidente e fundador da empresa Laboratórios Cristália e atualmente administrador da Santa Casa de Itapira.

As aulas do primeiro semestre da unidade escolar iniciaram no dia 21 de julho de 2014, com o curso de Gestão da Tecnologia da Informação. No primeiro semestre de 2015 foi instalado o curso de Gestão da Produção Industrial.

Vestibular

Disponibilizamos um site exclusivo com informações do processo seletivo, datas de provas, documentação necessária e outros

Acessar site

Fale Conosco

Está com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Contato